CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E ENSAIOS

2024-09-13

Linha editorial

Atualmente em sua 5ª edição, a publicação reúne textos voltados às discussões sobre tecnologias e Governança da Internet em diálogo com marcadores de diversidade. Esse tema ganha especial relevância no presente contexto em que encontros internacionais como o NETMundial+10 e o WSIS+20 estimulam reflexões sobre os avanços alcançados nos últimos anos para a concretização de experiências multissetoriais que sejam amplamente inclusivas, participativas e diversas, e também os desafios a serem enfrentados.

Em consonância com a Agenda de Gênero, Raça e Diversidade, publicada em 2023 pelo CGI.br, especialmente seu nono desafio de ‘garantir diversidade de gênero, raça, etnia e suas interseccionalidades nos espaços de Governança da Internet’, a presente chamada convida a submissão de textos que abordem:

Desafios e oportunidades para a ampliação da diversidade, participação e inclusão no contexto do ecossistema de governança da Internet.

Nesta perspectiva da linha editorial, espera-se que as submissões explorem, mas não se limitem a, os seguintes temas:

  • Multissetorialismo, diversidade, inclusão e participação no ecossistema de governança;
  • Inteligência Artificial e discriminação algorítmica;
  • Inclusão digital e participação social;
  • Infraestruturas tecnológicas, desigualdades e meio ambiente;
  • Desinformação, educação e ambiente digital.

Todos os textos devem articular aspectos de gênero, raça, etnia, classe, diversidade e/ou suas interseccionalidades com questões relacionados à Internet e sua governança.

2 – CONDIÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DE TEXTOS

É condição para a publicação final de textos a adequação à linha editorial e o cumprimento das diretrizes presentes nesta chamada. Serão aceitos artigos e ensaios inéditos — não publicados anteriormente em outros veículos, ou submetidos a outras publicações — e em língua portuguesa.

3 – PROCESSO DE SUBMISSÃO, AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

3.1 – Critérios

Os textos submetidos serão avaliados em todas as etapas do processo de avaliação e seleção à luz de um conjunto de três critérios:

  1. Relevância do tema, considerando a linha editorial;
  2. Diálogo do conteúdo com marcadores de diversidade;
  3. Qualidade e consistência do texto.

3.2 – Etapas

A avaliação e seleção dos trabalhos serão conduzidas por uma Comissão de Avaliação (CA) conforme exposto no item 4 desta chamada. O processo será dividido nas quatro etapas descritas a seguir: a) Etapa 1: submissão de propostas; b) Etapa 2: seleção de propostas; c) Etapa 3: avaliação de artigos e ensaios; d) Etapa 4: seleção de artigos e ensaios finais que irão compor a publicação.

a) Etapa 1: Submissão de propostas

A submissão de proposta será feita por meio do sistema Open Journal System (OJS) e deverá conter:

  • Preenchimento completo do formulário de submissão;
  • Envio de resumo da proposta de artigo e/ou ensaio contendo:
    • título da proposta (até 120 caracteres);
    •  3 a 5 palavras-chave;
    • resumo da proposta descrevendo enfoque temático, objetivo e conclusões esperadas, incluindo a exposição de como o artigo ou ensaio dialogará com marcadores de diversidade (entre 200 e 500 palavras);
    • Referências bibliográficas, se for o caso (não serão contempladas na contagem total de palavras).

b) Etapa 2: Seleção da proposta:

As propostas enviadas serão submetidas a uma seleção por pares no formato duplo-anônimo considerando os critérios descritos no tópico 3.1 desta chamada. Caso sejam aceitas, as pessoas autoras serão notificadas e terão o prazo estipulado no cronograma para envio do artigo ou ensaio completo.

c) Etapa 3: Submissão de artigos e/ou ensaios dos resumos selecionados

A submissão de artigos e/ou ensaios também será feita por meio do sistema OJS e deverá conter:

    • Texto de 14.000 a 30.000 caracteres com espaço, excluindo as referências bibliográficas;
    • Título do artigo ou ensaio (até 120 caracteres) (igual ao do resumo selecionado ou com liberdade para alterar de modo a adequar ao texto final);
    • Resumo simples (até 250 palavras) correspondente ao texto final;
    • 3 a 5 palavras-chave (igual ao do resumo selecionado ou com liberdade para alterar de modo a adequar ao texto final);
    • Minicurrículo das pessoas autoras (até 450 caracteres);
    • Referências bibliográficas em formato ABNT (igual ao do resumo selecionado ou com liberdade para alterar ou adicionar de modo a adequar ao texto final).

Os textos serão submetidos a uma avaliação por pares no formato duplo-anônimo, considerados os mesmos critérios descritos no tópico 3.1 desta chamada.

Os textos submetidos que forem aceitos pela CA podem receber solicitações de alterações para que sejam adequados aos padrões editoriais da publicação. As pessoas autoras serão notificadas para que as alterações sejam realizadas dentro do prazo estabelecido. Os textos aceitos nesta etapa estão aptos à seleção final (Etapa 4).

d) Etapa 4: Seleção final dos artigos e ensaios que irão compor a publicação.

Após a entrega final de todos os artigos e ensaios (contendo os ajustes solicitados, se for o caso), serão selecionados os textos que irão compor a publicação, considerados os critérios descritos no tópico 3.1 desta chamada, a diversidade global temática e o número máximo de artigos e/ou ensaios que poderão integrar a obra.

Em casos de dúvidas sobre o processo, envie e-mail para publicacao_diversidade@cgi.br.

4– COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

A Comissão de Avaliação (CA) será formada por pessoas com experiência na área de governança da Internet, TIC e/ou marcadores de diversidade, selecionadas especificamente para o desempenho desta atividade, seguindo as normas apresentadas nesta chamada e coordenada pela equipe da Assessoria do CGI.br .

É vedada a participação dos membros da CA no processo de submissão de trabalhos desta chamada.

5 – LICENCIAMENTO COM ATRIBUIÇÃO DE AUTORIA

Pessoas autoras que publicam na 5ª edição da Publicação TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade concordam com os seguintes termos:

Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à publicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite seu compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.

Esta publicação será disponibilizada gratuitamente em formato online e impresso sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0.

6 - DATAS IMPORTANTES

20/10/2024: Submissão de resumos (PRAZO AMPLIADO);

25/11/2024: Divulgação dos resumos selecionados (DATA ALTERADA);

06/01/2025: Submissão dos artigos e ensaios;

07/04/2025: Divulgação dos artigos e ensaios selecionais para publicação;

05/05/2025: Submissão dos artigos e ensaios contendo as alterações indicadas pela Comissão de Avaliação.

7 – POLÍTICA DE PRIVACIDADE e POLÍTICA DE APOIO À DIVERSIDADE

As seguintes políticas estão vinculadas à presente chamada:

7.1 Política de privacidade:

Declaração de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais são aplicados de acordo com a Política de Privacidade para esta publicação, disponível neste link.

7.2 Política de Apoio à Diversidade

Apoios serão concedidos mediante solicitação formal e justificada de acordo com os termos da Política de Apoio à Diversidade para esta publicação, disponível neste link.

8 - INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br, CERT.br, Ceptro.br, Cetic.br, IX.br e Ceweb.br, além de projetos como Internetsegura.br  e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil. Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet. Mais informações em https://cgi.br/.